Douro

É no Douro que nasce o Vinho do Porto, principal embaixador dos vinhos Portugueses. O certo é que nas últimas décadas os vinhos de mesa do Douro tem sido apreciados e tem alcançado notoriedade em todo o mundo.

As castas cultivadas na região são célebres pela sua história secular sendo que algumas castas provêm da época da Idade Média. As melhores castas para a produção de vinho do Douro e Porto são: a Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca, Aragonez (na região denominada de Tinta Roriz) e Tinto Cão. Existem também outras muito importantes e com bastante expressão na região, como, por exemplo, as castas Tinta Amarela (Trincadeira) e Souzão. A produção de vinhos brancos é essencialmente sustentada pela plantação de castas como a Malvasia Fina, Gouveio, Rabigato e Viosinho. Para a produção de Moscatel, planta-se a casta Moscatel Galego.

A denominação do Vinho “do Porto” é explicada pelo facto de o vinho ser armazenado e comercializado a partir do porto situado entre a cidade do Porto e Vila Nova de Gaia. O vinho descia o rio Douro nos característicos barcos rabelo e envelhecia nos armazéns de Vila Nova de Gaia, já que esta zona apresenta poucas variações de temperatura durante o ano.

Quer uma solução diferente?

Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo para disponibilizarmos o valor do programa para o número de pessoas do seu grupo.

Formulário à medida

  • Por favor, introduza um número superior a ou igual a 1.