Algarve

A região do Algarve, dada a tipicidade que as condições do solo (areno-argilosos e xistosos) e do clima conferem aos vinhos, originou quatro Denominações de Origem: Lagos, Portimão, Lagoa e Tavira. Contudo, a maior parte do vinho produzido insere-se na designação “vinho regional do Algarve”.

As castas tintas tradicionais são a Castelão e a Negra Mole e as castas brancas são o Arinto e a Síria. A casta Syrah foi umas das castas utilizadas na replantação das vinhas e demonstrou total adaptabilidade ao clima da região, por essa razão tem sido muito plantada pelos viticultores.

Os vinhos brancos e tintos caracterizam-se pelos aromas a frutos bem maduros e sabor aveludado e quente. Os vinhos desta região têm uma graduação alcoólica elevada.

Na época dos Descobrimentos, a produção do vinho foi importante, na medida que abasteciam as Caravelas que saíam de Sagres e Lagos.

O Algarve no século XIX foi uma das poucas regiões na Europa que resistiu ao extermínio provocado pela filoxera pelo facto de as vinhas estarem plantadas em solos arenosos junto ao mar.

Quer uma solução diferente?

Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo para disponibilizarmos o valor do programa para o número de pessoas do seu grupo.

Formulário à medida

  • Por favor, introduza um número superior a ou igual a 1.