Tejo

O rio Tejo é omnipresente na paisagem ribatejana e um dos responsáveis pelo clima, pelo solo e consequentemente, pela fertilidade da região. No Ribatejo o clima é mediterrânico, contudo sofre a influência do rio, por isso, as estações do ano são amenas.

A Denominação de Origem do Ribatejo apresenta seis sub-regiões: Almeirim, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Santarém e Tomar. Os solos variam consoante a proximidade do rio. O campo ou lezíria são zonas muito produtivas que se situam à beira-rio. Devido às inundações do Tejo, é comum que as vinhas da zona fiquem, por vezes, completamente submersas. Na margem direita do Tejo, depois dos solos junto ao rio, situa-se a zona do bairro. É constituída por solos mais pobres e de origem calcária e argilosa, dispostos em terrenos mais irregulares entre montes e planícies. As principais plantações na zona do bairro são as oliveiras e as vinhas.

Da margem esquerda do Tejo às regiões do sul próximas do Alentejo localiza-se a zona designada charneca. Aí, os solos são pouco produtivos e exploram-se culturas que necessitam de pouca água, como, por exemplo, vinhas e sobreiros. Apesar de ser uma zona muito seca e apresentar as mais altas temperaturas do Ribatejo, as uvas têm melhores condições para a maturação do que em outras áreas da região.

Quer uma solução diferente?

Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo para disponibilizarmos o valor do programa para o número de pessoas do seu grupo.

Formulário à medida

  • Por favor, introduza um número superior a ou igual a 1.