Uma viagem em torno do Alvarinho

Este programa pode ter início no aeroporto Humberto Delgado – Lisboa, no Hotel onde o visitante se encontra alojado (quer faça ou não parte da nossa rede de parceiros) ou da Algés com Sabores – Garrafeira e Gourmet, que se localiza em Algés, junto a Belém.

Dado tratar-se de uma viagem de longa duração, os visitantes partirão de Lisboa por volta das 8h para chegarem a Melgaço por volta da hora de almoço.

A produção do vinho Alvarinho – produto único no mundo, circunscreve-se à sub-região Monção-Melgaço, é uma região com um micro clima único, clima temperado, com invernos frios e chuvosos e um verão seco e ameno. As amplitudes térmicas também não são significativas, pois a existência do rio Minho e afluentes, provocam uma regulação na temperatura em que as amplitudes térmicas não são significativas. O solo também contribui para a especificidade do vinho Alvarinho.

1.º dia

Os visitantes chegarão a Melgaço por volta da hora de almoço, pelo que se dirigirão a restaurante local que trabalha a cozinha regional acompanhada do vinho Alvarinho produzido na zona.
Após almoço os viajantes dirigem-se à adega Quintas de Melgaço, adega que agrega 500 pequenos produtores da área como seus acionistas, tornando-se protagonistas e promotores da região, como tal esta empresa foi a primeira a ser certificada pela qualidade dos vinhos que produz.
Nesta adega os visitantes fazem uma visita à zona de vinificação, acompanhando todo o processo e uma prova no interior ou no exterior da adega consoante as condições climatéricas.
A prova consiste em provar 4 vinhos e 2 espumantes (desde o vinho vinhas velhas a um espumante velha reserva, caso esteja disponível), com acompanhamento gastronómico à base dos produtos regionais de fumeiro e queijo da região.
Seguidamente os viajantes visitarão o Solar do Alvarinho, em Melgaço, onde poderão conhecer toda a história do vinho Alvarinho e produtos associados.
Ao final do dia dirigem-se para o restaurante, caso desejem tomar a refeição do jantar e posteriormente para o Solar de Serrade onde pernoitarão.

2.º Dia

Pequeno-almoço no solar, com os produtos produzidos pelos proprietários.
De seguida os viajantes partem para uma visita ao Palácio, local de longa história e tradição no mundo do Alvarinho.
O Palácio de estilo neoclássico, já com influência barroca, foi construído no início do século XIX, pelo fidalgo da Casa Real e que a autoria do projeto foi atribuída a Carlos Amarante, no entanto, dadas as parecenças com o palácio da Ajuda, deduz-se que tenha havido influência de arquitetos de Lisboa.
O Palácio tomou um novo rumo na sua atividade a partir do início do Séc. XX – 1901, quando foi adquirido por um comerciante influente do Porto, o qual recorreu ao arquitecto Ventura Terra. Este construiu um jardim de inverno e um teatro entre outras divisões, restaurou a maior parte dos tetos, introduziu os azulejos portugueses na escadaria e no átrio, criando no palácio condições únicas na região.

Em 1937 o Palácio foi outra vez vendido, sendo um presente oferecido pelo seu pai a Maria Hermínia Silva d’Oliveira Paes, foi esta senhora que reestruturou o Palácio e procedeu à plantação da casta e comercialização do prestigiado vinho Alvarinho.

Em 1974, o Palácio reúne todas as condições inerentes à produção e comercialização do vinho Alvarinho. Foi convidado para administração o Sr. Emílio Magalhães, o qual a partir de 2010 abriu as portas ao exterior e passou a dar a conhecer ao público, em geral, esta obra ímpar da cultura monçanense bem como os seus produtos – vinho Alvarinho e aguardentes, entre outros.
Às 11h os visitantes, fazem a vista ao bosque, vinhas, lago e Capela de São Francisco, bem como uma visita ao interior ao Palácio e à sua adega antiga, terminando com uma prova de vinho Alvarinho produzido pelo Palácio.

Após a visita ao palácio, os visitantes, dirigem-se ao restaurante para almoçar e degustar a cozinha regional e vinhos Alvarinho.

Depois de almoço retomarão a viagem em direção a Lisboa, para os locais de onde partiram ou outros dentro da área limítrofe de Lisboa.

Limpar

Quer fazer este programa com um número de pessoas diferente? Clique aqui

Do you want to do this program with a different number of people? Click here

Informações Indicativas Experiências de Turismo

1.182,00

O programa inclui:

  • Reserva-sujeita à confirmação mediante disponibilidade;
  • Acompanhamento por pessoal especializado quer em provas de vinho, quer nas visitas aos equipamentos envolvidos no programa;
  • Acompanhamento por pessoal recomendado no solar pela situação de dormida e/ou outras a vivenciar;
  • Acompanhamento de pessoal especializado durante todo o programa;
  • Transporte proporcionado com todas as condições de segurança e conforto;
  • Seguros, todos os exigidos legalmente.

O programa não inclui:

  • Almoço, jantar, outra refeição ou prova no solar;
  • Gratificações;
  • Tudo o que não esteja incluído no programa;
  • Despesas de carácter pessoal designadas como extra;

Considerações gerais:

  • Tamanho do grupo – mínimo de 2 pessoas;
  • Programa realiza-se de 2ªf a Domingo;
  • Garantia de reserva com pagamento na totalidade, com comprovativo de pagamento até 5 dias antes da realização do programa;
  • Este programa só é passível de realização ao fim de semana para um grupo com mínimo de 12 pessoas, mediante marcação prévia;
  • O cancelamento a menos de uma semana do evento exige o pagamento na totalidade do serviço contratado. Se este cancelamento acontecer 8 dias antes do evento, 50% do valor será cobrado;
  • Iva incluído à taxa legal em vigor;
  • Suplementos pagos em separado;
  • Meio de pagamento: Transferência bancária;
  • No caso de ser ultrapassado o tempo destinado ao programa, este terá um valor (variável) acrescido;
  • Devido à atual situação do país, os programas e os preços podem sofrer alterações.

Quer uma solução diferente?

Preencha o formulário e entraremos em contacto consigo para disponibilizarmos o valor do programa para o número de pessoas do seu grupo.

Formulário à medida

  • Por favor, introduza um número superior a ou igual a 1.