Belmonte dos Judeus e do vinho da Beira Interior
Esta vila acolheu a comunidade judaica que...
Desde: 475 por pessoa (grupo de 8)Os vinhos são influenciados pela montanha, rodeados pelas serras da Estrela, Marofa e Malcata e pela altitude com variações entre os 400 e os 700 metros. Os solos são de origem granítica na sua maioria, sendo os restantes essencialmente de origem xistosa, fruto do relevo acidentado e montanhoso da região. O clima da região é muito agreste, com temperaturas negativas e, por vezes, neve no inverno e verões muito quentes e secos. Desta combinação de fatores resultam vinhos brancos de grande exuberância aromática e muita frescura e, nos tintos, vinhos com aromas complexos a frutos silvestres e especiarias, aliados a uma frescura marcante.
Esta região produz vinhos brancos, tintos, rosados e palhetes, bem como espumantes naturais de qualidade, contribuindo para tal a grande variedade de castas que têm permitido a descoberta constante de novos aromas e sabores.
Nos últimos anos, tem-se dado nesta região uma grande evolução relativa ao aumento do número de produtores e à qualidade dos seus vinhos. A Beira Interior quer afirmar-se como uma região de excelência e qualidade na produção de vinhos e ocupar o seu legítimo lugar junto das grandes regiões vitivinícolas portuguesas.
As castas brancas predominantes são o Arinto, Fonte Cal, Malvasia Fina, Rabo de Ovelha e Síria, enquanto nos tintos prevalecem o Bastardo, Marufo, Rufete, Tinta Roriz e Touriga Nacional, com presença regular de vinhas muito velhas.
Esta vila acolheu a comunidade judaica que...
Desde: 475 por pessoa (grupo de 8)Este programa de Olivoturismo, é proporcionado por...
Desde: 612€ (8 pessoas)A Pousada Convento de Belmonte tem origem...